terça-feira, 30 de outubro de 2012

Poetas de Montes Claros mostram que é possível publicar um livro

Em http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2012/10/poetas-de-montes-claros-mostram-que-e-possivel-publicar-um-livro.html

30/10/2012 13h14 - Atualizado em 30/10/2012 13h14

Poetas de Montes Claros mostram que é possível publicar um livro

Autores regionais publicam em editoras de Montes Claros e São Paulo.
O poeta Aroldo Pereira tem seis obras e prepara mais um lançamento.

Do G1 Grande Minas

Aroldo Pereira, que também é coordenador do Psiu Poético, já lançou seis obras. (Foto: Arquivo pessoal)
Aroldo Pereira, que também é coordenador do Psiu
Poético, lançou seis obras. (Foto: Arquivo pessoal)



Você já plantou uma árvore, já teve um filho, mas ainda não escreveu um livro? O último requisito difundido pela sabedoria popular como obrigatório para uma vida completa não é uma realidade muito distante. Amantes das letras em Montes Claros descobriram alguns caminhos para imprimir no papel suas ideias e cumprir essa tarefa.

O poeta Aroldo Pereira já fez sua parte. Nos anos 1980 ele publicou seu primeiro livro: "Canto de Encantar Serpente". "Com uma poesia existencialista, ligada ao movimento da poesia marginal brasileira, dialogo no livro com o cinema, a música e a dança", explica Pereira, que também é coordenador do Salão Nacional de Poesia - Psiu Poético, realizado há 26 anos na cidade.

publicação foi resultado do trabalho que Pereira realiza com outros poetas da cidade, que integram o grupo de literatura e teatro Transa Poética, criado em 1979. Até hoje, ele lançou seis livros, mas também colaborou em outras publicações. O último trabalho recebeu o título de Parangolivro, parafraseando o artista contemporâneo Hélio Oiticica. O livro foi lançado em 2007 e, segundo o autor, teve distribuição em todo o país e até em Portugal.

Parangolivro, que está na segunda edição com tiragem de cinco mil exemplares – a mesma quantidade da primeira – foi cobrado em vestibulares de universidades com a estadual de Montes Claros e as federais do Ceará e do Espírito Santo, quando obteve maior visibilidade. "O livro também foi adotado em escolas municipais do município de São Mateus (ES) e foi indicado para prêmios no Brasil e no exterior".

Marlene Bandeira trabalha na área contábil, mas é apaixonada pela literatura. (Foto: Arquivo pessoal)
Marlene Bandeira trabalha na área contábil, mas é
apaixonada pela literatura. (Foto: Arquivo pessoal)

A escritora Marlene Porto Bandeira lançou dois livros também com poemas. O primeiro, "Cartas Ciganas", publicado em 2009 pela editora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e o mais recente, "Entre punhais e Girasóis", por uma editora de são Paulo. Além de viver no mundo das letras, Marlene vive dos números. A poetisa é técnica em contabilidade. "O pão do corpo, tiro do trabalho na área contábil e o pão da alma, tiro da poesia", declara.

O último livro da escritora teve lançamento em Montes Claros e em Belo Horizonte neste mês. "A repercussão tem sido muito positiva por onde vou". Marlene ainda viajará no mês de abril de 2013, junto com uma ONG de Conselheiro Lafaite, com o projeto "Abril Poético", por várias partes do Brasil para divulgar a literatura e seu trabalho... ( continua em http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2012/10/poetas-de-montes-claros-mostram-que-e-possivel-publicar-um-livro.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário