sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Seduc e parceiros discutem propostas para a parte diversificada do currículo escolar

Postada em: 10/12/2015 13h00m
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza durante toda esta quinta-feira, 10, o seminário Regionalismo, Desenvolvimento e Educação: Ressignificação Curricular e Sistemas de Indicadores e de Avaliação.  O objetivo é formatar, junto ao corpo técnico da Seduc, diretores, coordenadores, Secretaria Municipal da Educação (Semed), Universidade do Tocantins (Unitins) e sindicatos, propostas para a parte diversificada do currículo da Educação Básica do Tocantins. Durante a parte da manhã, o seminário acontece no Memorial Carlos Prestes. À tarde, o evento terá continuidade na sala de reuniões da secretaria.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, para a construção da parte diversificada do currículo escolar, é necessário despertar a riqueza presente no Estado. "Os estudos que fizemos incorporam toda essa preocupação de que o Estado assuma a expectativa a qual temos nele. Pensamos no desenvolvimento da educação para os próximos 30 anos, com a colaboração dos nossos parceiros e tendo-os como multiplicadores, para a construção desse currículo", afirmou.

Nesse contexto, o regionalismo é linha mestre na discussão.  Segundo Adão Francisco, a intenção é que as escolas explorem melhor as suas regiões. "Compreender o Tocantins a partir das suas potencialidades é essencial para a construção dessa proposta [a parte diversificada do currículo]. Temos oito microrregiões no Tocantins, que são homogêneas e precisam dialogar com as escolas", ressaltou.

Conforme apresentada pela equipe de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, a proposta preliminar é que os anos iniciais sejam contemplados com estudos sobre comunidades tradicionais, desenvolvimento local, educação financeira, ética e cidadania. Para os anos finais, desenvolvimento sustentável regional e local, educação empreendedora e financeira, gestão dos arranjos produtivos locais, comunidades tradicionais e educação patrimonial, ética, direitos humanos e cidadania.

Presente no evento, o secretário Municipal da Educação... ( continua em http://surgiu.com.br/noticia/224513/em-seminario-seduc-e-parceiros-discutem-propostas-para-a-parte-diversificada-do-curriculo-escolar.html )

Entenda

O currículo escolar deve contemplar a Base Nacional Comum (BNC) e ser composto pela parte diversificada. Ele deve assegurar a formação integral do estudante, considerando os campos de experiência, ou seja, um conjunto de vivências que converge elementos que direcionam o currículo regional para a compreensão e atuação da realidade local.

SEDUC
  • Foto: Adilvan Nogueira
  • Fonte: Thaís Ramalho
  • Postador: Caraúbas RN
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  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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