Mudanças
O ensino no Piauí está se encaminhando para adotar um método inovador, em busca do melhor aprendizado aos alunos do Estado. Com apoio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí (Parfor/Uespi), educadores da rede pública vão colocar em prática o projeto "Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino".
Todas as escolas públicas municipais e Estaduais vão agora receber livro e vídeo-documentário com o conteúdo do projeto. O objetivo é disseminar e fomentar práticas pela melhoria do ensino nacional. O material permanecerá disponível para consulta no site do Parfor/Uespi.
O livro "Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino" contém impressões e sentimentos de vários educadores envolvidos com o projeto. Homônimo, o documentário mostra o processo de preparação dos professores para o uso do teatro nas escolas de Educação Básica.
O lançamento de ambos os trabalhos ocorreu em setembro, na capital do Estado, Teresina. O evento foi prestigiado por autoridades de educação e de cultura. À época, Nouga Cardoso, reitor da Uespi, ressaltou que o projeto contribui para aprofundar, no Brasil, o debate em torno de uma formação de docentes prático-reflexivos, atores com protagonismo junto aos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Elaboração do método
Sob mediação da arte-educadora e atriz Bid Lima, cerca de 150 professores cursistas do programa com diversas licenciaturas foram motivados a trazer aos espaços escolares conhecimento por meio da linguagem e da produção artísticas.
Em oito meses consecutivos de atividades, eles conheceram técnicas para trabalhar com a percepção sensorial dos seus alunos e do desenvolvimento da criatividade e improvisação por meio de jogos dramáticos, da leitura e discussão de textos e de... ( continua em http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/12/piaui-quer-inovar-o-ensino-por-meio-do-teatro )
Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
- DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
- LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. COMPRE AQUI: https://agbook.com.br/book/175936--MAIS_UMA_LACONICA_VIAGEM_NO_TEMPO_E_NO_ESPACO
- CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437
Nenhum comentário:
Postar um comentário