Em http://tribunadonorte.com.br/noticia/internet-ajuda-ou-atrapalha-no-ensino-do-ingla-s/334218
Publicação: 2015-12-28 09:30:00
As tecnologias digitais têm revolucionado a vida das pessoas e os cursos de idiomas não poderiam ficar de fora. Computadores, tablets, smartphones e outras ferramentas interativas têm sido adotados nas salas de aula, mas, apesar da larga aceitação entre os alunos, isso ainda gera desconfiança. Afinal, a Internet ajuda ou atrapalha no ensino do inglês?
As transformações, que começaram com o uso de CD-ROMs, ainda nos anos 1990, se intensificaram com a popularização das mídias sociais e dos dispositivos móveis. Cada vez mais, as escolas de línguas buscam trazer mais interatividade para a sala de aula como forma de contribuir para o aprendizado dos alunos.Publicação: 2015-12-28 09:30:00
As tecnologias digitais têm revolucionado a vida das pessoas e os cursos de idiomas não poderiam ficar de fora. Computadores, tablets, smartphones e outras ferramentas interativas têm sido adotados nas salas de aula, mas, apesar da larga aceitação entre os alunos, isso ainda gera desconfiança. Afinal, a Internet ajuda ou atrapalha no ensino do inglês?
De acordo com um estudo da doutora em linguística Diana Vasconcelos Lopes, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a utilização das tecnologias digitais possibilita que alunos e professores interajam mesmo que não estejam em sala de aula. A pesquisa ainda aponta que, com essas ferramentas, estudantes deixam uma posição passiva para contribuir diretamente com o processo de aprendizagem.
Em Natal, a Open Doors tem tornado as aulas mais dinâmicas com auxílio de lousas interativas, tablets e computadores. Os professores utilizam sites voltados para a aprendizagem do inglês, além de mídias sociais a exemplo do YouTube.
Segundo a professora Zênia Bezerra, que atua na escola, mesmo com o avanço das tecnologias digitais, o livro ainda tem sua importância. "Essas ferramentas nos ajudam a sair do modelo tradicional, em que o aluno fica sentado e o professor falando, mas é preciso considerar a importância do livro", avalia.
Para Zênia, a Internet pode trazer resultados positivos, desde que utilizada com atenção. "Usamos músicas, filmes, séries. Podemos encontrar tudo o que queremos. Só é preciso ter um acompanhamento adequado. Meus alunos adolescentes, por exemplo, usam smartphones e tablets para realizar pesquisas em sala de aula e isso tem ajudado bastante", diz.
Como pontos negativos, a Zênia menciona problemas como a grafia dos alunos, que pode piorar, caso eles deixem de escrever à mão com frequência, e plágio... ( continua em http://tribunadonorte.com.br/noticia/internet-ajuda-ou-atrapalha-no-ensino-do-ingla-s/334218 )
- DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
- LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. COMPRE AQUI: https://agbook.com.br/book/175936--MAIS_UMA_LACONICA_VIAGEM_NO_TEMPO_E_NO_ESPACO
- CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437
Nenhum comentário:
Postar um comentário