segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pedagogas de Teresópolis lançam livro sobre Magistério

Postado em 21 dezembro 2015.


– Publicação também vai chegar ao público português em janeiro

Três pedagogas de Teresópolis, todas com mais de 25 anos de experiência em campo, acabam de lançar pela Editora Chiado o livro "Magistério – O que falta aprender". A publicação, que pretende mostrar aos leitores um conhecimento sobre conflitos e adversidades que surgem no universo da sala de aula, vai atingir também o público português. Isso porque o trabalho despertou o interesse e a atenção dos editores lusos, que se interessaram pela proposta e pelo conteúdo da publicação.

O livro é resultado do trabalho das professoras Martha Staub, Carla Neto e Marilene Ricciardi. As três são pedagogas e atuam na orientação pedagógica de escolas públicas do município. Todas são pós-graduadas em áreas como administração escolar, psicopedagogia, supervisão escolar; arte, educação e tecnologias contemporâneas. O projeto do livro surgiu através de um convite da Editora Saraiva, uma das maiores do país, que propunha o lançamento de uma edição eletrônica do trabalho. "Nós tivemos a oportunidade de receber um e-mail da editora com o convite para escrever um livro sobre educação", confirma a autora Martha Staub. "Como já éramos amigas e trabalhávamos juntas, unimos nossas experiências e ideia e montamos o livro", completa.


Do digital para o físico A obra começou a ser trabalhada em março de 2012 e foi concluída em outubro de 2014. "Em junho de 2014 participamos de um congresso de educação em Lisboa para falar sobre nosso tema 'Currículos'. Nós queríamos que nosso livro não ficasse apenas na plataforma digital, pela Saraiva, mas que também o tivéssemos impresso. A Marilene Ricciardi teve então a ideia de entrar em contato com a Editora Chiado, de Lisboa, com quem tivemos contato anterior. Mandamos o livro e em menos de um mês tivemos a resposta que a obra foi aprovada e seria editada", revela Martha. Para a mudança do digital para o livro físico, as autoras voltaram a debruçar sobre o material e trabalharam de maneira árdua durante todo o ano de 2015. Além do conteúdo informativo, cuidaram também de detalhes primordiais, como a capa da publicação, criada por elas e aprovada pela editora. "Esse trabalho ficou pronto em novembro desse ano e tivemos a oportunidade de apresentar o livro para Teresópolis. Enviamos para o Sesc Rio e ele foi aprovado como projeto cultural, o que possibilitou uma noite de lançamento e autógrafos realizada pelo Sesc", detalha.   Experiência em campo Segundo a autora Carla Neto, o livro surgiu da experiência de campo que as três professoras adquiriram ao longo de décadas de sala de aula. A proposta da publicação foi mostrar essa experiência e propor soluções em aplicações práticas. "Foi a partir dessa nossa experiência, conversando um pouco sobre o que a gente vê no cotidiano escolar, as dificuldades de colocar em prática o conhecimento teórico que se tem.", detalha "O livro traz essa proposta diferenciada de oferecer uma mensagem teórica, estudo e conhecimento científico dos temas que nós entendemos serem importantes nesse cotidiano. Ao mesmo tempo, nós trazemos um pouco da nossa trajetória, onde buscamos dividir com quem está iniciando esse caminho as situações, onde usamos de nossa experiência para dar conta disso no cotidiano", revela a autora. De acordo com Carla, a publicação é uma leitura interessante especialmente para alunos dos cursos de formação de professores, podendo ser utilizada como ferramenta de apresentação de experiências. Tanto a edição virtual como a impressa do livro podem ser adquiridas através da internet em todas as plataformas digitais. A publicação ainda não chegou às livrarias da cidade, mas pode ser encomendada pelo site da Editora Chiado. Alguns exemplares ainda podem ser encontrados com as próprias autoras. "O contrato que fizemos com a Chiado nos possibilita vender o livro em todo país através das livrarias mais populares ou mesmo conosco", detalha a autora Marilene Ricciardi, que disponibiliza seu e-mail para quem esteja interessado em comprar a publicação: marilenericciardi@oi.com.br.   Lançamento em Portugal Além de conquistar os leitores do país, a publicação vai também ser vendida em Portugal através da própria editora. O lançamento no país europeu está previsto para acontecer no dia 27 de janeiro de 2016. As professoras agora buscam apoio através de patrocínio para participar de outro congresso luso e paralelamente participar do lançamento do livro. O congresso acontece de 27 a 29 de janeiro. "Vamos falar novamente sobre nosso tema no congresso e participar do lançamento. Para isso precisamos de patrocínio para bancar as custas da viagem. É um valor muito alto e necessitamos de ajuda para realizar esse sonho de estar em Lisboa no lançamento do livro", completa... ( continua em http://netdiario.com.br/pedagogas-de-teresopolis-lancam-livro-sobre-magisterio/ )

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário:

Postar um comentário