quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

PMJP divulga Prêmio Escola Nota 10

Em https://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20151229114224&cat=educacao&keys=pmjp-divulga-premio-escola-nota

29 de Dezembro de 2015

Motivação e reconhecimento. Essas foram as palavras mais usadas durante a divulgação do "Prêmio Escola Nota 10" pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), aos diretores representantes de todos os profissionais das 95 escolas da Rede Municipal de Ensino e dos 81 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), nesta segunda-feira (28), na casa de recepções Faça Festa, no bairro do Geisel.

O prefeito Luciano Cartaxo esteve presente ao evento e fez questão de cumprimentar pessoalmente cada um dos diretores representantes das escolas presentes. "Esse é o nosso compromisso com os profissionais que fazem a educação em João Pessoa e essa premiação é uma oportunidade de valorizar ainda mais esses trabalhadores. E claro que esse respeito, reconhecimento e motivação também refletem para melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos Rede Municipal de Ensino", declarou.


O prêmio é resultado de um decreto de Lei Municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação. Este é formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da participação dos servidores na Formação Continuada. A bonificação é proporcional ao Índice de Excelência, que vai de 50 a 100%, alcançado por cada escola na avaliação do programa.


De acordo com a secretária da Sedec, Edilma Ferreira da Costa, todas as escolas e Creis obtiveram avaliação a partir de 80% e todos os profissionais, desde o porteiro, passando pelos professores e diretores receberão a bonificação. "Este é um momento de celebração, avaliação e também de reconhecimento pelo trabalho de todos os nossos profissionais da educação através dessa bonificação, que vem como incentivo para que esses educadores se comprometam ainda mais com a qualidade do ensino. A Prefeitura fez questão de bonificar sem exceção todos esses profissionais, do porteiro ao diretor, de todas as escolas e Creis sabendo da importância do bom desempenho de cada um dos seus papeis", afirmou.

Para a diretora da Escola Municipal Leônidas Santiago, Maria Madelena Guedes Pereira, localizada no bairro do Rangel, a premiação é uma forma de valorizar os profissionais. "Esse reconhecimento é mais que um estímulo para que nós, profissionais da Educação, possamos cada vez mais buscar a excelência em nosso trabalho. Estamos muito felizes por essa premiação justa e digna", comemorou.

Avaliação nas escolas – O resultado da avaliação equivale a 50% do Prêmio Escola Nota 10. Os demais percentuais resultam na soma de 30% da participação dos educadores na formação continuada, 10% do indicador de avaliação de projetos interdisciplinares e mais 10% da avaliação da gestão escolar como conservação da estrutura física e do mobiliário, lista de frequência dos professores, diários de classe atualizados e em bom estado de conservação.

Avaliação nos Creis – Nos Creis, 40% da avaliação vêm da frequência na formação continuada, 40% da ata da coordenação da Educação Infantil, 10% na qualidade do atendimento em todos os seus aspectos qualitativos e quantitativos, 5% do cronograma de reuniões quinzenais de planejamento, 2,5% do relatório das ações pedagógicas propostas no Projeto Político Pedagógico, e 2,5% dos projetos... ( continua em https://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20151229114224&cat=educacao&keys=pmjp-divulga-premio-escola-nota )

Secom-JP




DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.


DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.



Livro 2013. Clusterização.
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.



Livro 2013. Pedagogias Culturais.
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
 


Livro 2014. Mais uma lacônica viagem tempo e no espaço. Segunda Edição.
LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. COMPRE AQUI: https://agbook.com.br/book/175936--MAIS_UMA_LACONICA_VIAGEM_NO_TEMPO_E_NO_ESPACO




DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD.
FIALHO, Arivelto Bustamante. QUADROS, Augusto Wagner Farias de. CARVALHO, Nilton Cezar. Tecnologia da informação e educação contemporânea. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2015. 65p. il.

CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Internet ajuda ou atrapalha no ensino do inglês?

Em http://tribunadonorte.com.br/noticia/internet-ajuda-ou-atrapalha-no-ensino-do-ingla-s/334218
Publicação: 2015-12-28 09:30:00

As tecnologias digitais têm revolucionado a vida das pessoas e os cursos de idiomas não poderiam ficar de fora. Computadores, tablets, smartphones e outras ferramentas interativas têm sido adotados nas salas de aula, mas, apesar da larga aceitação entre os alunos, isso ainda gera desconfiança. Afinal, a Internet ajuda ou atrapalha no ensino do inglês?

As transformações, que começaram com o uso de CD-ROMs, ainda nos anos 1990, se intensificaram com a popularização das mídias sociais e dos dispositivos móveis. Cada vez mais, as escolas de línguas buscam trazer mais interatividade para a sala de aula como forma de contribuir para o aprendizado dos alunos.

De acordo com um estudo da doutora em linguística Diana Vasconcelos Lopes, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a utilização das tecnologias digitais possibilita que alunos e professores interajam mesmo que não estejam em sala de aula. A pesquisa ainda aponta que, com essas ferramentas, estudantes deixam uma posição passiva para contribuir diretamente com o processo de aprendizagem.

Em Natal, a Open Doors tem tornado as aulas mais dinâmicas com auxílio de lousas interativas, tablets e computadores. Os professores utilizam sites voltados para a aprendizagem do inglês, além de mídias sociais a exemplo do YouTube.

Segundo a professora Zênia Bezerra, que atua na escola, mesmo com o avanço das tecnologias digitais, o livro ainda tem sua importância. "Essas ferramentas nos ajudam a sair do modelo tradicional, em que o aluno fica sentado e o professor falando, mas é preciso considerar a importância do livro", avalia.

Para Zênia, a Internet pode trazer resultados positivos, desde que utilizada com atenção. "Usamos músicas, filmes, séries. Podemos encontrar tudo o que queremos. Só é preciso ter um acompanhamento adequado. Meus alunos adolescentes, por exemplo, usam smartphones e tablets para realizar pesquisas em sala de aula e isso tem ajudado bastante", diz.

Como pontos negativos, a Zênia menciona problemas como a grafia dos alunos, que pode piorar, caso eles deixem de escrever à mão com frequência, e plágio... ( continua em http://tribunadonorte.com.br/noticia/internet-ajuda-ou-atrapalha-no-ensino-do-ingla-s/334218 )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Alunos da rede municipal do Recife constroem protótipo de robô humanoide

Em http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2015/12/22/alunos-da-rede-municipal-do-recife-constroem-prototipo-de-robo-humanoide--213739.php

O robô usa o design de um sotware livre e pode ser modificado e adequado às necessidades pedagógicas

Publicado em 22/12/2015, às 12h15


Amanda Duarte

Da editoria de Cidades

Os alunos Carlos Alberto e Silvestre Lima ajudaram na confecção do protótipo / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Os alunos Carlos Alberto e Silvestre Lima ajudaram na confecção do protótipo

Foto: Diego Nigro/JC Imagem


O robô humanoide NAO, que tem os movimentos programados em sala de aula por alunos da rede municipal do Recife, pode ganhar um aliado a partir de 2017. Foi apresentado nessa segunda-feira (21), durante a Mostra Humanoide Recife, um novo robô construído por alunos. Batizado de Protótipo Humanoide Recife 1 (PHR1), ele pode ser montado por estudantes, função impossível no NAO. As peças, também pensadas pelos alunos, são fabricadas por impressoras 3D. 

Desde abril, a equipe de Tecnologia na Educação pesquisa modelos de robôs humanoides produzidos em diversos países do mundo. O objetivo era encontrar um que pudesse ser modificado e adequado para as necessidades dos estudantes recifenses. "Então encontramos o Poppy, que é de baixo custo, fácil de montar, com software adaptável  e que tem características pedagógicas", conta Jadson Amorim, coordenador de programa Robótica na Escola. O rosto do robô é um smartphone e a programação dos movimentos será pensada pelos alunos.


Como o nome diz, o robô humanoide tem aparência semelhante a de uma pessoa. Essa é a principal diferença desse tipo para um robô comum, definido como um dispositivo capaz de realizar trabalhos de forma autônoma ou pré-programada. "A função principal do robô humanoide é a interrelação entre os humanos e nessa interrelação ele pode ajudar, conduzir, orientar, há um grande leque de possibilidades", explica Jadson. 

Os alunos da rede municipal já têm aulas com o NAO, robô já pronto, comprado pela prefeitura do Recife por 25 mil dólares cada. Hoje há 30 em uso pelas unidades de ensino. O NAO faz parte da robótica avançada, que trabalha com modelos humanoides e drones. Outros dois aspectos da ciência também são ensinados nas escolas. São eles a robótica de encaixe, usando peças de Lego, e a robótica livre, que utiliza ferramentas e peças de sucata.

Junto ao plano de adaptação do software para o uso nas escolas do robô humanoide feito pelos alunos, a Secretaria de Educação quer fortalecer a robótica. "Os próximos passos são trabalhar na consolidação. Queremos que em todas as escolas, todos os professores usem mais os robôs. Já temos uma equipe vencedora da Olimpíada Brasileira de Robótica e queremos mais e mais alunos se sobressaindo", afirma o secretário Jorge Vieira. "Com os robôs, os estudantes aprendem aplicando e não simplesmente recebendo a teoria. É isso que está trazendo frutos", finaliza.

A Mostra Humanoide Recife, evento promovido em conjunto com o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente) segue até esta quarta-feira (23) na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, Zona Oeste. Os interessados podem se inscrever no site www.sementecrecife.com.br, onde também está disponível a programação. O evento é... ( continua em http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2015/12/22/alunos-da-rede-municipal-do-recife-constroem-prototipo-de-robo-humanoide--213739.php )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Prefeito acompanha evento de tecnologia da educação

Em http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/22/12/2015/prefeito-acompanha-evento-de-tecnologia-da-educacao

Agenda do Prefeito | 22.12.15 - 16h28


img_alt

Alunos e professores da rede municipal se reuniram na manhã desta terça (22) em seminário de tecnologia da Prefeitura do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um grande evento que reafirma a importância da tecnologia na educação aconteceu na manhã desta terça-feira (22), reunindo alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife. Iniciada ontem, a Mostra Humanoide Recife, que aconteceu em paralelo com  o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente), ocorreu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e contou com a presença do Prefeito Geraldo Julio, que prestigiou os trabalhos expostos e apresentações realizadas durante o evento.

"Muito interessante ver várias experiências ligadas à robótica e a esse mundo digital dos nossos jovens, da nossa escola. A escola municipal está cada vez mais integrada a este mundo digital, a este mundo do futuro. Temos a escola do futuro no Recife, levando robótica, softwares, conhecimento digital, tablets, a utilização de aplicativos, tudo que melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O evento contou com uma programação diversa, com palestras, minicursos, oficinas e mesa redonda sobre temas relacionados à tecnologia na educação, robótica, animação digital e empreendedorismo. São esperados cerca de 500 participantes por dia, entre alunos e professores da rede municipal, além de estudantes de escolas estaduais e privadas, que começaram a expor seus trabalhos de robótica nesta segunda e que seguem na exposição até esta quarta (23), último dia da mostra.

Segundo o secretário-executivo de tecnologia da educação do Recife, Francisco Luís dos Santos, a mostra e o seminário servem para preparar os jovens do Recife para o futuro. "Nesse três dias os participantes estão podendo não só aprender, mas também mostrar o que fazem e trabalhar em novos projetos. Este é um evento que prepara o estudante para o futuro do Recife, como já estamos fazendo na rede municipal, incentivando, implantando e executando uma educação que tem como base a inclusão digital", pontuou.

Uma das apresentações do evento deixou os participantes e  público encantados. Os alunos da Escola Municipal Divino Espírito Santo, localizada na Caxangá, tocaram uma música de tema natalino com instrumentos digitais, utilizando o aplicativo Walk Band. Para... ( continua em http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/22/12/2015/prefeito-acompanha-evento-de-tecnologia-da-educacao )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Miguel Couto: festa para os autores

Em http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Miguel-Couto-festa-para-os-autores-2000155836767-1400002102372

Última Atualização - 22/12/2015

Por - Diego Santos - diego.santos@folhadirigida.com.br

Alunos do Colégio Miguel Couto premiados no Projeto Redação 2015, uma iniciativa da FOLHA DIRIGIDA, em parceria com escolas e redes de ensino, e que conta com o apoio institucional da Fundação Biblioteca Nacional, foram homenageados com uma noite de autógrafos repleta de alegria e emoção. A festa foi marcada pela presença dos pais e outros familiares, além de professores e amigos dos estudantes que compareceram em grande número ao evento. Os autores do livro comemoram o apoio e esperam que a conquista seja um pontapé para um futuro melhor.

Aluna da unidade Piratininga do Colégio Miguel Couto, Carolina Rocha, 16 anos, mudou para a escola este ano e participou pela primeira vez de um concurso de redação. A autora se diz mais estimulada para outras conquistas na vida. "Eu gosto muito de escrever e talvez isso abra algumas portas", disse a jovem que está no 2° ano do ensino médio.

Guilherme Bottino tem 18 anos e está no 2° ano do ensino médio. Aluno da unidade Ilha do Governador, ele conta que escreve por hobby, mas por pertencer a uma família de professores, ser premiado o incentiva mais ainda. "Sempre gostei de ler e escrever então é muito bom ser premiado. É animador porque acaba te estimulando a querer mais desse universo da leitura. Essa conquista me deixou com um sentimento muito bom."

Quem teve o dobro de motivos para comemorar foram os autores escolhidos para para compor o livro "Horizonte de Esperanças" que traz os três melhores textos de cada escola participante. Neste grupo está Helga Stelling, 15 anos. A jovem, que cursa o 1° ano do ensino médio, na Unidade Recreio I, está feliz por estar entre os autores do livro especial e ressalta a importância da presença da escrita na sua vida.

"Estou muito feliz de saber que fui escolhida entre todos os alunos da escola. Representa algo muito bom para mim. Já tenho o hábito de ler e escrever bastante, mas esse tipo de prêmio te dá mais confiança. A escrita está na minha vida desde sempre. É muito importante ter isso na vida porque certamente será bom no futuro."

Outra aluna que teve seu texto selecionado para o livro especial foi Carolina Zettermann, 17 anos. A estudante conta que sabia que era muito difícil conseguir publicar no livro da escola e disse ter ficado muito surpresa em ter sua narrativa escolhida entre todos da escola. "Eu fiquei sabendo que meu texto ia para o livro especial um dia antes da festa e fiquei muito feliz, além de surpresa quando me falaram."

A sensação do dever cumprido

Responsáveis pela escolha dos textos do livro do Projeto Redação 2015, professores e coordenadores do concurso no Colégio Miguel Couto marcaram presença na festa. Orgulhosos da conquista dos alunos, eles fizeram um balanço do que a iniciativa gera na escola, nos estudantes e, por fim, no trabalho realizado por eles como educadores.

A Professora de Língua Portuguesa Jô Moura disse que fica muito empolgada com o projeto pois, segundo ela, é uma das formas de fomentar o conhecimento, contribuir para que os alunos melhorem a qualidade da escrita, e incentivar mais ainda a leitura. "É importantíssimo ter um evento como esse para homenagear o talento dos alunos. É uma força, um apoio a esse aluno que quer crescer e ser. É um incentivo maravilhoso", disse a docente que coordenou o projeto na unidade Meier.

Além disso, Jô Moura acredita que a publicação do texto do aluno em um livro é uma excelente vitrine para o trabalho realizado dentro da sala de aula. "Eles adoraram o evento de premiação. Porém, o mais importante a dizer é que são estudantes que têm a oportunidade de mostrarem o seu trabalho. Em sala de aula, tantos fazem ótimos textos e, no Projeto Redação, podemos fazer com que muitas delas tenham visibilidade."

A coordenadora geral do Projeto no Colégio Miguel Couto, Marineida Santos, também vê o concurso de redações como uma forma de exposição do talento dos alunos e já está na expectativa para as próximas edições. "O projeto vai ganhando corpo na medida em que apresentamos todos esses autores ao público. A intenção é que eles saiam realmente do anonimato e se confraternizem como esta noite. Hoje tivemos um evento lotado, todos os 300 lugares ocupados mais os corredores", destaca Marineida Santos.

Pais comemoram a conquista dos filhos

Na plateia, o sentimento dos familiares era visível. A presença maciça dos convidados mostrou o quanto o Projeto Redação 2015, no Colégio Miguel Couto, foi importante tanto para os alunos quanto para os seus responsáveis. Orgulhosos e emocionados, mães e pais marcaram presença na festa preparada para homenagear os jovens autores.

Guilhermo Rocha e Sandra Oliveira, pais de Carolina Rocha, disseram que o projeto valoriza e estimula a leitura do aluno, porém muito dessa conquista também é fruto do incentivo que a jovem recebe em casa. "É um trabalho que não é de agora tanto da escola quanto de nós que também sempre a incentivamos à leitura. Que seja a primeira publicação de muitas", espera a mãe. "Para nós não é nenhuma novidade, mas sempre nos renova. É sempre motivo de orgulho", finalizou o pai.

Por outro lado, houve quem ficasse surpreso com a coquista do filho. Este foi o caso de... ( continua em http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Miguel-Couto-festa-para-os-autores-2000155836767-1400002102372 )

Lista dos autores

Aline Paula Pinheiro Nardes
Amanda Mendes Pessoa Dos Santos
Ana Laura Couto Brito
Athos Guizzardi Da Mata Silva
Bheatriz Campos De Oliveira
Bruna Monteiro Ferreira
Bruno Peixoto Rodrigues
Caio Henrique Alves De Carvalho
Camila Assis Da Silva
Carolina Mesquita Rocha
Carolina Oliveira Rodrigues
Carolina Pereira De Barros
Carolina Ribeiro Zettermann
Caroline Staneck Lemos De Carvalho
Cecília Cândida Graça Mota Damasceno
Cristina Oliveira Santos
Danielle Labanca Marques
Gabriella Alho Pereira
Gabriella Souza Da Silva
Gabriella Veloso Nunes
Gabrielle Cristina Dias Da Silva Santos
Gabrielle Marçal
Geovana Veloso Do Nascimento Passos
Guilherme Bottino Queiroga Ferreira
Helga Stelling Matera
Isabel Cristina Domingues De Andrade
Jhélly Hellen Furtado De Souza
Julia Santana Dehoul
Juliana Silva Barros
Kevin De Lima Lisboa
Lara De Santis Gonçalves
Larissa Artímos Ribeiro
Layla Rodrigues Mesquita Guimarães
Lohanie Arantes Baio
Lorena Leal De Castro
Lucas Romualdo Santos
Luis Gabriel Rodrigues De Almeida
Luiza Dos Reis De Souza Pinheiro
Luiza Trindade Ambrósio Garcia
Marcela Cristina Góes Vieira
Marianna Araujo Rocha
Marina Dos Santos Ferreira
Matheus Fernando Varella Ferreira
Mirella Machado De Oliveira Carneiro
Nina Luíza Souza Da Silva Zied
Rafaela Monteiro Da Costa
Raissa Guimarães Marques
Raphaela Saadi Monteiro Ferreira Neves
Ricardo Da Silva Ferreira
Sara Liz Cavalcanti De Jesus
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pedagogas de Teresópolis lançam livro sobre Magistério

Postado em 21 dezembro 2015.


– Publicação também vai chegar ao público português em janeiro

Três pedagogas de Teresópolis, todas com mais de 25 anos de experiência em campo, acabam de lançar pela Editora Chiado o livro "Magistério – O que falta aprender". A publicação, que pretende mostrar aos leitores um conhecimento sobre conflitos e adversidades que surgem no universo da sala de aula, vai atingir também o público português. Isso porque o trabalho despertou o interesse e a atenção dos editores lusos, que se interessaram pela proposta e pelo conteúdo da publicação.

O livro é resultado do trabalho das professoras Martha Staub, Carla Neto e Marilene Ricciardi. As três são pedagogas e atuam na orientação pedagógica de escolas públicas do município. Todas são pós-graduadas em áreas como administração escolar, psicopedagogia, supervisão escolar; arte, educação e tecnologias contemporâneas. O projeto do livro surgiu através de um convite da Editora Saraiva, uma das maiores do país, que propunha o lançamento de uma edição eletrônica do trabalho. "Nós tivemos a oportunidade de receber um e-mail da editora com o convite para escrever um livro sobre educação", confirma a autora Martha Staub. "Como já éramos amigas e trabalhávamos juntas, unimos nossas experiências e ideia e montamos o livro", completa.


Do digital para o físico A obra começou a ser trabalhada em março de 2012 e foi concluída em outubro de 2014. "Em junho de 2014 participamos de um congresso de educação em Lisboa para falar sobre nosso tema 'Currículos'. Nós queríamos que nosso livro não ficasse apenas na plataforma digital, pela Saraiva, mas que também o tivéssemos impresso. A Marilene Ricciardi teve então a ideia de entrar em contato com a Editora Chiado, de Lisboa, com quem tivemos contato anterior. Mandamos o livro e em menos de um mês tivemos a resposta que a obra foi aprovada e seria editada", revela Martha. Para a mudança do digital para o livro físico, as autoras voltaram a debruçar sobre o material e trabalharam de maneira árdua durante todo o ano de 2015. Além do conteúdo informativo, cuidaram também de detalhes primordiais, como a capa da publicação, criada por elas e aprovada pela editora. "Esse trabalho ficou pronto em novembro desse ano e tivemos a oportunidade de apresentar o livro para Teresópolis. Enviamos para o Sesc Rio e ele foi aprovado como projeto cultural, o que possibilitou uma noite de lançamento e autógrafos realizada pelo Sesc", detalha.   Experiência em campo Segundo a autora Carla Neto, o livro surgiu da experiência de campo que as três professoras adquiriram ao longo de décadas de sala de aula. A proposta da publicação foi mostrar essa experiência e propor soluções em aplicações práticas. "Foi a partir dessa nossa experiência, conversando um pouco sobre o que a gente vê no cotidiano escolar, as dificuldades de colocar em prática o conhecimento teórico que se tem.", detalha "O livro traz essa proposta diferenciada de oferecer uma mensagem teórica, estudo e conhecimento científico dos temas que nós entendemos serem importantes nesse cotidiano. Ao mesmo tempo, nós trazemos um pouco da nossa trajetória, onde buscamos dividir com quem está iniciando esse caminho as situações, onde usamos de nossa experiência para dar conta disso no cotidiano", revela a autora. De acordo com Carla, a publicação é uma leitura interessante especialmente para alunos dos cursos de formação de professores, podendo ser utilizada como ferramenta de apresentação de experiências. Tanto a edição virtual como a impressa do livro podem ser adquiridas através da internet em todas as plataformas digitais. A publicação ainda não chegou às livrarias da cidade, mas pode ser encomendada pelo site da Editora Chiado. Alguns exemplares ainda podem ser encontrados com as próprias autoras. "O contrato que fizemos com a Chiado nos possibilita vender o livro em todo país através das livrarias mais populares ou mesmo conosco", detalha a autora Marilene Ricciardi, que disponibiliza seu e-mail para quem esteja interessado em comprar a publicação: marilenericciardi@oi.com.br.   Lançamento em Portugal Além de conquistar os leitores do país, a publicação vai também ser vendida em Portugal através da própria editora. O lançamento no país europeu está previsto para acontecer no dia 27 de janeiro de 2016. As professoras agora buscam apoio através de patrocínio para participar de outro congresso luso e paralelamente participar do lançamento do livro. O congresso acontece de 27 a 29 de janeiro. "Vamos falar novamente sobre nosso tema no congresso e participar do lançamento. Para isso precisamos de patrocínio para bancar as custas da viagem. É um valor muito alto e necessitamos de ajuda para realizar esse sonho de estar em Lisboa no lançamento do livro", completa... ( continua em http://netdiario.com.br/pedagogas-de-teresopolis-lancam-livro-sobre-magisterio/ )

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Piauí quer inovar o ensino por meio do teatro

Mudanças

Iniciativa de professores do Piauí se chama "Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino"

por Portal Brasil publicado: 16/12/2015 16h20 última modificação: 16/12/2015 17h27   


O ensino no Piauí está se encaminhando para adotar um método inovador, em busca do melhor aprendizado aos alunos do Estado. Com apoio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí (Parfor/Uespi), educadores da rede pública vão colocar em prática o projeto "Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino". 

Todas as escolas públicas municipais e Estaduais vão agora receber livro e vídeo-documentário com o conteúdo do projeto. O objetivo é disseminar e fomentar práticas pela melhoria do ensino nacional. O material permanecerá disponível para consulta no site do Parfor/Uespi.

O livro "Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino" contém impressões e sentimentos de vários educadores envolvidos com o projeto. Homônimo, o documentário mostra o processo de preparação dos professores para o uso do teatro nas escolas de Educação Básica.

O lançamento de ambos os trabalhos ocorreu em setembro, na capital do Estado, Teresina. O evento foi prestigiado por autoridades de educação e de cultura. À época, Nouga Cardoso, reitor da Uespi, ressaltou que o projeto contribui para aprofundar, no Brasil, o debate em torno de uma formação de docentes prático-reflexivos, atores com protagonismo junto aos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Elaboração do método

Sob mediação da arte-educadora e atriz Bid Lima, cerca de 150 professores cursistas do programa com diversas licenciaturas foram motivados a trazer aos espaços escolares conhecimento por meio da linguagem e da produção artísticas.

Em oito meses consecutivos de atividades, eles conheceram técnicas para trabalhar com a percepção sensorial dos seus alunos e do desenvolvimento da criatividade e improvisação por meio de jogos dramáticos, da leitura e discussão de textos e de... ( continua em http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/12/piaui-quer-inovar-o-ensino-por-meio-do-teatro )


Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil




  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Europa discute proposta que pode banir menores de 16 anos da internet

Por Leonardo Pereira - em 16/12/2015 às 07h49


O Parlamento Europeu deve começar a discutir nesta quinta-feira, 17, uma proposta de alteração nas regras de acesso à internet por adolescentes que praticamente baniria todos os menores de 16 anos da rede.

A proposta prevê que qualquer site ou serviço que processe dados seja impedido de permitir a entrada de pessoas com menos de 16 anos, e isso inclui praticamente todos os produtos cotidianos como redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e apps de mensagens (WhatsApp, Snapchat, Messenger).

Para contornar a proibição, os adolescentes precisariam da permissão explícita dos pais, segundo explica o The Guardian. Atualmente há um consenso entre empresas e entidades que atuam na rede de que a idade mínima para navegar sem supervisão é 13 anos, e até mesmo quem briga pela proteção de crianças e adolescentes na rede desconfia da eficácia da mudança proposta.

Especialistas citados pelo Guardian afirmam que tirar esses jovens da rede fará com que uma camada considerável de europeus cresça privada de educação e oportunidades sociais. É difícil prever, entretanto, se a ideia daria certo, porque mesmo os filtros atuais de idade não funcionam bem, já que basta informar dados falsos... ( continua em http://olhardigital.uol.com.br/noticia/europa-discute-proposta-que-pode-banir-menores-de-16-anos-da-internet/53749 )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


A depressão na pós-graduação é um tabu, diz pesquisador da UFRN

Marcelle Souza
Do UOL, em São Paulo

16/12/201505h00


 O pesquisador Sérgio Arthuro leu um artigo na revista Nature e decidiu escrever um texto sobre depressão na pós-graduação. Em pouco tempo, a publicação ganhou repercussão nas redes sociais – até o último dia 10 já tinha quase 40 mil compartilhamentos no Facebook. E foi aí que ele percebeu a dimensão do problema. "Esse tema é um tabu!", disse em entrevista ao UOL.

Arthuro é médico, neurocientista e faz pós-doutorado no Instituto do Cérebro e no Laboratório do Sono do Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

"Apenas escrevi um texto baseado em um artigo, mas acredito que teve uma enorme repercussão porque muita gente passou por esse problema e, apesar disso, ninguém fala sobre o tema. Infelizmente aqui no Brasil não se estuda, pesquisa ou discute isso", disse. Arturo diz que não é especialista no tema e resolveu escrever, sem pretensão científica, inspirado nos anos de experiência no meio acadêmico.

De acordo com a pesquisa "Under a cloud: Depression is rife among graduate students and postdocs. Universities are working to get them the help they need", publicada na Revista Nature em 2012, os principais sinais de depressão são: inabilidade de assistir às aulas ou de fazer pesquisa, dificuldade de concentração, diminuição da motivação, aumento da irritabilidade, mudança no apetite, dificuldades de interação social e problemas no sono.

A pesquisa ainda aponta que não há números precisos sobre a quantidade de estudantes de pós-graduação com depressão, especialmente porque a maior parte não procura ajuda. Estudos indicam que as taxas de depressão dobraram entre estudantes da graduação nos Estados Unidos nos últimos 15 anos e a incidência de comportamento suicidas triplicou no período. Na Inglaterra, estudantes criaram a página Students Against Depression (Estudantes contra a Depressão), que reúne histórias de quem já passou pelo problema e dicas de como procurar tratamento.

"Acredito que os estudantes são atingidos, porque eles são o elo mais frágil da corrente. Se um orientador quiser parar de orientar um estudante, não vai acontecer nada com ele, que vai continuar ganhando o mesmo salário e tendo o emprego garantido. Já para o estudante, perder um mestrado ou um doutorado pode ser uma perda para o resto da vida profissional", diz.

O pesquisador afirma que o orientador tem um papel fundamental para ajudar ou piorar a situação dos pós-graduandos com problemas. "Acho que o orientador deveria deixar muito claro, no começo do trabalho (mestrado e doutorado), o que ele quer do estudante e o que ele pode dar para o estudante, e os dois têm que entrar em um acordo. O problema é que a relação é muito assimétrica".

Segundo Arthuro, são as três principais causas para a ocorrência de depressão na pós-graduação:

  1. O próprio nome "defesa" no caso do doutorado: "Tem coisa mais agressiva que isso? Defesa pressupõe ataque, é isso mesmo que queremos? Algumas pessoas vão dizer que os ataques são às ideias e não às pessoas. Acho que isso acontece apenas no mundo ideal, porque na prática o limite entre as ideias e as pessoas que tiveram as ideias é muito tênue. Mas pior é nos países de língua espanhola, pois lá a banca é chamada de 'tribunal'".
  2. Avaliações pouco frequentes: "Em vários casos, principalmente no começo do projeto, as avaliações são pouco frequentes, o que faz com que o desespero fique todo para o final. No meu caso, os últimos meses antes da 'defesa' foram os piores da minha vida, pois tive bastante insônia, vontade de desistir de tudo etc. Pior também foi ouvir das pessoas que poderiam me ajudar que aquilo era 'normal' e que 'fazia parte do processo'… Isso não aconteceu apenas comigo, mas com vários colegas de pós-graduação. Acho que para fazer ciência bem feita, como todo trabalho, tem que ser prazeroso, e acredito que avaliações mais frequentes podem evitar o estresse ao final do trabalho."
  3. Prazos pouco flexíveis: "Cada vez mais me é claro que a ciência não é linear, e previsões geralmente são equivocadas. Dessa forma, acredito que não deveria haver nem mestrado nem doutorado com prazo fixo. O pós-graduando deveria ter bolsa por 5 anos para desenvolver sua pesquisa, e a cada ano elaboraria um relatório sobre suas atividades e resultados. Uma comissão deveria julgar esse relatório para ver se o estudante merece ... ( continua em http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/12/16/a-depressao-na-pos-graduacao-e-um-tabu-diz-pesquisador-da-ufrn.htm )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Grupo Anima Educação investe cerca de R$ 2 mi em arquitetura Wi-Fi para atender mais de 82 mil alunos

Fonte/Autoria.: Fatos&Ideias Comunicação

  Projeto conta com 760 pontos de acesso distribuídos em 18 campi nos Estados de São Paulo e Minas Gerais
 
Em franca expansão no mercado educacional, o Grupo Anima Educação, um dos maiores grupos mantenedores de universidades do país, precisou investir em uma infraestrutura de rede robusta capaz de oferecer acesso rápido, estável, gerenciado e seguro a seus estudantes e professores. Com investimento de mais de R$ 1,8 milhão, a opção do Grupo foi a abrangente arquitetura de rede Wi-Fi da Aerohive Networks, empresa líder em soluções de rede Wi-Fi móvel sem controladora e com gerenciamento na nuvem, com atuação destacada no setor de educação, globalmente. O projeto conta com 760 pontos de acesso distribuídos em 18 campi, beneficiando 82 mil alunos nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
 
O Grupo Anima Educação, destaca-se como uma das instituições mais relevantes no mercado de ensino superior brasileiro com 82 mil alunos matriculados em 18 campi e 12 polos de ensino a distância. O grupo empresarial educacional é mantenedor das instituições de ensino superior Unimonte sediada em Santos (SP), Centros Universitários UNA e UniBH (MG), Universidade São Judas Tadeu (capital paulista) e a HSM – instituição de educação executiva. Atualmente, o Anima ocupa uma posição de liderança em quatro dos cinco maiores mercados de ensino superior do Brasil.
 
De acordo com Diego Arcanjo Lopes, Coordenador de Operações de Redes do Grupo Anima, o grande objetivo do projeto era encontrar uma infraestrutura de rede segura e de alta performance capaz de oferecer uma navegação veloz e de qualidade. "O complexo educacional contava anteriormente com uma solução de baixo desemprenho que gerava um grande número de reclamações. Com a nova estrutura, professores, funcionários e alunos têm acesso à rede Wi-Fi a partir de qualquer ponto das instalações do campus, o que permite que eles naveguem com extrema rapidez inclusive nos horários de pico. Registramos queda de 100% no número de reclamações por problemas no acesso", comemora.
 
Em função da grandiosidade do projeto, a implementação dos equipamentos vem sendo executada de forma gradativa. Até agora, já foram instalados 760 pontos de acesso distribuídos em 18 campi pertencentes à Unimonte (Santos - SP), Centros Universitários UNA (Grande Belo Horizonte e Contagem - MG), UniBH (Belo Horizonte - MG), Universidade São Judas Tadeu (São Paulo - SP) e HSM (São Paulo - SP), beneficiando 82 mil usuários. Para este projeto foi necessário contar com uma integradora especializada que tivesse a capacidade técnica de suportar uma rede de grande porte. Por isso, a implantação da nova rede Wi-Fi está sob a coordenação da Inovatecstp, empresa parceira da Aerohive responsável pela integração dos pontos de acesso AP 230, AP 121 e AP 330. A especificação do equipamento varia em função da demanda de cada campus.
 
De acordo com Fernando Lobo, Diretor de Vendas da Aerohive para América Latina, o uso de rede Wi-Fi já é considerado uma necessidade básica deste setor. "Estamos alinhados a esta nova realidade. Não há mais como imaginar a educação sem a utilização de recursos da internet, seja para pesquisa, nuvem, vídeos, entre outros. Por isso, nosso objetivo é auxiliar as instituições na oferta de uma excelente experiência acadêmica",... ( continua em http://www.segs.com.br/info-e-ti/70795-grupo-anima-educacao-investe-cerca-de-r-2-mi-em-arquitetura-wi-fi-para-atender-mais-de-82-mil-alunos.html )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437