quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A revista que é a última a dar as notícias. E tem orgulho nisso.

por Marlene Rendeiro

Mantém-se fiel ao papel, foge ao digital e diz ser um antídoto ao "consumo rápido". Há quatro anos que a Delayed Gratification chegou para dar notícias... três meses depois de tudo acontecer.

Delayed Gratification está para o resto da imprensa como o movimento de slow food para as cadeias de fast-food. Não tem pressa nem pretensões de ser rápida e ainda se assume como a última publicação a dar as notícias. Com orgulho.

Criada pelo editor internacional da Time Out, Marcus Webber, e pelo fundador da editora Hot Media Publishing, Rob Orchard, a revista de "jornalismo lento" celebrou, em janeiro, quatro anos de existência num competitivo mercado, onde não tem problemas em assumir-se como diferente. "Somos um antídoto para os media de consumo rápido, de deitar fora", dizia Orchard, em 2011.

Webber e Orchard conheceram-se quando tinham apenas 22 anos, no Dubai, e trabalhavam ambos para a Time Out. "Tínhamos várias conversas sobre o tipo de revista que iríamos criar um dia. A ideia começou a ganhar forma em 2010, numa altura em que os social media iniciavam o seu apogeu. Eram os blogues, o Twitter e as notícias chegavam a cada minuto. Achámos que se estava a perder algo", explicou Robert Orchard ao site The Holborn Magazine, recordando o porquê da sua luta contra o tempo. "Tudo o que se quer de um jornalista - consultar os especialistas, analisar as evidências, cruzar fontes - a grande maioria destes profissionais não tem hoje tempo para fazer. É tudo em cima do joelho. Mas eu nem culpo as organizações, é a coisa mais lógica de se fazer", ... (continua em http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=4393928&seccao=Media )


Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário:

Postar um comentário