PREFÁCIO do Livro Notação do movimento.
Notação do movimento.
Notação do movimento: investigando sua utilização na arte da dança
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PREFÁCIO
Esta obra se faz necessária no âmbito
acadêmico e de pesquisa não apenas por conta das questões de ensino que aborda,
e não só nesses âmbitos. Muito além das questões didáticas, o registro das práticas
e experiências humanas pela instituição de notações específicas nos permite
preservar elementos de nossa história e cultura de forma que possamos, na
medida do possível, perpetuá-las (passando determinados conhecimentos e
ensinamentos para as gerações que se sucedem) de forma que se tornem passíveis
de estudo, de analises e mesmo de evolução
(pressupondo conceitos de melhorias) ou de serem evitadas.
A notação do movimento, como
qualquer outra notação que possamos atribuir às atividades humanas, também
apresenta características, motivações e
necessidades específicas que aqui são contempladas de forma muito responsável,
didática e atraente, principalmente no que diz respeito a uma perceptível preocupação
com uma aparente progressão de complexidade na exposição dos assuntos tratados
que começam por apresentar a “Escrita e Ensino da Arte” e os conceitos
inerentes à “Notação” propriamente dita (estrutura e simbologia) para, então,
percorrer a “Notação musical e da dança” rumo à “Notação da Dança” como “linguagem
universal”. A autora termina por nos brindar com suas contribuições acerca da “Tecnologia
na Arte” passando por questões que abordam a “Arte e a Tecnologia” propriamente
ditas, “a Musica e a Informática”, “Softwares de Notação do Movimento” e “Novas
Estruturas de Notação” em uma trajetória que traz à tona, já em sua estrutura
externa, contornos e movimentos planejados e levados a cabo por uma experiente pesquisadora
e coreógrafa (não necessariamente nessa ordem), entre outras qualificações.
A trajetória da autora Ana Lígia
Trindade por si só já tem contornos particulares muito especiais, mais precisamente
na constituição e configuração acadêmico-profissional do percurso traçado, de um
modo mais especifico e no que tange à presente obra. E é com muito prazer que
escrevo as palavras que precedem às páginas que o leitor está para apreciar,
pois imagino que este percurso, independentemente das notações que possamos
utilizar para registrá-lo ou mesmo preservá-lo, pode nos remeter a uma dança
que tem por coreógrafa a Diretora Artística e Professora Bailarina Liah com
formação em dança moderna e clássica. Faz parte também dos referidos contornos,
entre outras faces e arestas de cunhos nacionais e internacionais, o curso de Mestrado
Profissional em Memória Social e Bens Culturais que, acredito, consolidam o cunho
acadêmico de nível considerável nas pesquisas desenvolvidas pela autora. Fico por
aqui com uma breve apresentação dos contornos desta trajetória na expectativa
de conservar esta introdução como tal e de convidar os leitores para que se
entreguem, sem maiores delongas, ao deleite de se deixar envolver por esta
dança de modo que possam descobrir o conteúdo que dá forma e volume a perímetros
tão convidativos.
LARCEN, César G. Prefácio. In: TRINDADE, Ana Lígia. Notação do movimento: investigando sua utilização na arte da dança. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor. 2011. p.7-8.
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