o lançamento da Segunda Edição do Terceiro Volume da série
AS MUSAS DO TERCEIRO MILÊNIO.
Sobre o Volume I. As Musas acham que...
Nesse conto em específico, a musa trata com Eva de termos como buscar, procurar, achar, pensar e saber...
Sobre o Volume II. Do Desterro a Caô.
Nesse conto a musa trata da construção da verdade e especula sobre o significado da palavra Caô...
Sobre o volume III. Tri equivocado, barbaridade!
A musa trata de temas inerentes à cultura e traz à tona o mimimi contemporâneo.
As Musas do Terceiro Milênio.
Volumes I e II.
A série de livros As Musas do Terceiro Milênio não precisa ser lida em ordem. Não há uma ordem cronológica específica para consumo. Alguns dos contos foram escritos de forma simultânea, e nem todos os que começaram a ser redigidos primeiro foram concluídos antes dos demais. Na verdade, alguns nem foram concluídos ainda. A ideia é publicá-los na medida em que se apresentarem como concluídos. Os assuntos tratados não se encerram ali, no ponto final do conto. Eles demandam novos tratamentos conforme o tempo passa. Quando coloco um ponto final em determinado conto é para poder apresentá-lo, já que todos os contos se entrelaçam de alguma forma. Na verdade, parágrafos inteiros são suprimidos da versão original por não permitirem que o conto se encerre. A partir desses parágrafos, são introduzidas novas narrativas que precisam ser explicadas pelas musas. Esses parágrafos, a seu tempo, abrem outras narrativas que também precisam que as respectivas elucidações sejam expostas pelas mesmas musas que as trouxeram à luz por conta das necessidades de seus afilhados mortais. Embora nem sempre os mortais precisem necessariamente invocá-las para que elas os auxiliem. Como no caso de Eva, no volume I da série (As Musas Acham que...).
Eva não precisava de ajuda desta vez. Novamente, a musa entrou na sala sem ser invocada.
O que ela estaria buscando nesta visita que também sequer foi requisitada? Que preço cobraria de Eva por mais esta invasão repentina?
O texto completo desse pequeno conto pode ser adquirido no endereço abaixo:
Nesse conto em específico, a musa trata com Eva de termos como buscar, procurar, achar, pensar e saber... Os parágrafos que tratam dos verbos crer e acreditar foram prontamente removidos por causa dos desdobramentos que tornariam o conto muito extenso para o que nos propomos publicar a cada volume.
Já o segundo livro da série aborda um livro que li há muito tempo e passou na frente dos demais contos na fila de publicações porque assisti o filme homônimo que encontrei no youtube em outubro deste ano (2016). Optei por buscar uma versão impressa e encontrei duas. Quando as comparei, verifiquei que algumas traduções para o português foram atualizadas e que poderiam ser apresentadas no conto Do Desterro ao Caô... que já tratava de outra citação atribuída ao mesmo autor.
O livro 1984 foi escrito por George Orwell e publicado em 1949.
Nas páginas que antecedem o pequeno conto ilustrado do segundo volume de As Musas do Terceiro Milênio, apresento duas versões de tradução para a língua portuguesa de um pequeno trecho do livro 1984, entre as demais citações que inspiraram o conto ( musa, caô, desterro, Florianópolis, Hercílio Luz, Ondina e pólis ).
A primeira tradução do referido trecho do livro 1984 foi publicada em 1978 pela Companhia Editora Nacional e a segunda em 2009 pela Companhia das Letras.
Este trecho em específico se refere à prática de alteração deliberada de fatos históricos pelo partido que em 1984 estaria (se olharmos a partir de 1978) ou estava (se observarmos de 2009) no poder. Embora as diferenças entre as traduções publicadas nos anos de 1978 e de 2009 sejam mínimas elas existem, conforme uma pequena parcela do parágrafo que é apresentado no conto:
"Quem controla o passado," dizia o lema do Partido, "controla o futuro; quem controla o presente controla o passado." (versão de 1978).
"Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado", rezava o lema do Partido. (versão de 2009).
Os verbos "rezar" e "dizer" podem despertar interpretações de intensidades distintas dependendo do entendimento de cada leitor.
Os dois primeiros contos pode ser adquirido no endereço abaixo: