sexta-feira, 23 de março de 2012

Why “Immediately” is Unnecessary

Why “Immediately” is Unnecessary (via Rainy of the Dark)

Natasha Larry over at Paranormal Wire asked for more articles on writing. I don’t like rehashing the same ol’ info: don’t use cliches, stick to one POV at a time, wash your hands–er, what? So, I’ve been giving it some thought, and I’ve concluded what we all really need to talk about here…

sábado, 10 de março de 2012

PREFÁCIO do Livro Notação do movimento.

PREFÁCIO do Livro Notação do movimento.

Notação do movimento.


Notação do movimento: investigando sua utilização na arte da dança

Onde comprar: http://clubedeautores.com.br/book/116581--Notacao_do_movimento




PREFÁCIO

Esta obra se faz necessária no âmbito acadêmico e de pesquisa não apenas por conta das questões de ensino que aborda, e não só nesses âmbitos. Muito além das questões didáticas, o registro das práticas e experiências humanas pela instituição de notações específicas nos permite preservar elementos de nossa história e cultura de forma que possamos, na medida do possível, perpetuá-las (passando determinados conhecimentos e ensinamentos para as gerações que se sucedem) de forma que se tornem passíveis de  estudo, de analises e mesmo de evolução (pressupondo conceitos de melhorias) ou de serem evitadas.

A notação do movimento, como qualquer outra notação que possamos atribuir às atividades humanas, também apresenta  características, motivações e necessidades específicas que aqui são contempladas de forma muito responsável, didática e atraente, principalmente no que diz respeito a uma perceptível preocupação com uma aparente progressão de complexidade na exposição dos assuntos tratados que começam por apresentar a “Escrita e Ensino da Arte” e os conceitos inerentes à “Notação” propriamente dita (estrutura e simbologia) para, então, percorrer a “Notação musical e da dança” rumo à “Notação da Dança” como “linguagem universal”. A autora termina por nos brindar com suas contribuições acerca da “Tecnologia na Arte” passando por questões que abordam a “Arte e a Tecnologia” propriamente ditas, “a Musica e a Informática”, “Softwares de Notação do Movimento” e “Novas Estruturas de Notação” em uma trajetória que traz à tona, já em sua estrutura externa, contornos e movimentos planejados e levados a cabo por uma experiente pesquisadora e coreógrafa (não necessariamente nessa ordem), entre outras qualificações.

A trajetória da autora Ana Lígia Trindade por si só já tem contornos particulares muito especiais, mais precisamente na constituição e configuração acadêmico-profissional do percurso traçado, de um modo mais especifico e no que tange à presente obra. E é com muito prazer que escrevo as palavras que precedem às páginas que o leitor está para apreciar, pois imagino que este percurso, independentemente das notações que possamos utilizar para registrá-lo ou mesmo preservá-lo, pode nos remeter a uma dança que tem por coreógrafa a Diretora Artística e Professora Bailarina Liah com formação em dança moderna e clássica. Faz parte também dos referidos contornos, entre outras faces e arestas de cunhos nacionais e internacionais, o curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais que, acredito, consolidam o cunho acadêmico de nível considerável nas pesquisas desenvolvidas pela autora. Fico por aqui com uma breve apresentação dos contornos desta trajetória na expectativa de conservar esta introdução como tal e de convidar os leitores para que se entreguem, sem maiores delongas, ao deleite de se deixar envolver por esta dança de modo que possam descobrir o conteúdo que dá forma e volume a perímetros tão convidativos.

César Gonçalves Larcen.


LARCEN, César G. Prefácio. In: TRINDADE, Ana Lígia. Notação do movimento: investigando sua utilização na arte da dança. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor. 2011. p.7-8.